Ionosfera

Principal

A linha de Pesquisa Ionosfera faz parte da Divisão de Aeronomia do INPE. Estas Pesquisas foram iniciadas em 1963, com a recepção de sinais de satélites. Sondagens ionosféricas (por ionossondas) foram iniciadas em Cachoeira Paulista, SP, em 1973, e em Fortaleza, CE, em 1975.


O estudo da ionosfera com foguetes de sondagem vem sendo realizado em colaboração com o IAE/CTA, do Ministério da Aeronáutica, desde 1984, com cargas úteis científicas desenvolvidas no INPE. Um novo observatório espacial foi construído, em cooperação com a Universidade Estadual do Maranhão, em São Luis, MA. Nele está instalada uma digissonda, e está em fase de conclusão, a instalação de um radar de espalhamento coerente (ESCO).O objetivo da linha IONO é estudar o comportamento e os processos dinâmicos, eletrodinâmicos e químicos do plasma ionosférico sobre o Brasil.

As pesquisas são realizadas através de dados de sensoriamento remoto da ionosfera, dados obtidos "in loco" utilizando foguetes e satélites e por modelagem e simulação dos processos ionosféricos e termosféricos.