Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Palestra sobre Clima Espacial é dirigida à comunidade

por INPE
Publicado: Mar 25, 2008
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 25 de março de 2008

Imagem Palestra sobre Clima Espacial é dirigida à comunidade

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) promove nesta quinta feira (27) às 19 horas no auditório do seu Centro de Visitantes, em São José dos Campos (SP), mais uma edição do Ciclo de Palestras da Divisão de Astrofísica (DAS). Sempre na última quinta-feira do mês, uma palestra aborda temas específicos da Astronomia de forma simples e didática. Direcionado ao público em geral, o evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. Neste mês, o pesquisador José Roberto Cecatto discorrerá sobre as “Perspectivas em clima espacial com observação rádio a partir da superfície”.

O tema é relativamente novo e refere-se a fenômenos que ocorrem no Sol e cosmos e causam efeitos e/ou influenciam o ambiente espacial próximo e o ambiente terrestre. Entre estes efeitos existem danos causados em transformadores de distribuição de energia, que geram grandes prejuízos à economia, segurança e sistemas de alta tecnologia. Com o objetivo de investigar cientificamente estes fenômenos, fazer um diagnóstico dos efeitos no ambiente terrestre e prever conseqüências de suas principais características, estão sendo instalados espectros e interferômetros na superfície dentro da banda de ondas de rádio para se obter um melhor resultado.

A palestra tem o objetivo de apresentar a situação à população oferecendo um quadro geral a respeito dos principais fenômenos que afetam o Clima Espacial e os instrumentos brasileiros instalados - e em processo de instalação - em solo, na banda rádio, para conduzir estas investigações. Para assistir a palestra, é necessário se inscrever com Sônia pelo telefone: (12) 3945- 7277.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.