Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE recebe Frente Parlamentar em apoio ao PROANTAR

por INPE
Publicado: Jun 11, 2008
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 11 de junho de 2008

Imagem INPE recebe Frente Parlamentar em apoio ao PROANTAR

Senadores e deputados federais da Frente Parlamentar em Apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) estarão no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), nesta sexta-feira (13/6). Confirmaram presença os senadores Augusto Botelho e Virginio de Carvalho e os deputados federais Jorginho Maluly, Otavio Leite, Luciano Pizzato, Edio Lopes, Lelo Coimbra, Ricardo Trípoli, Maria Helena e André de Paula.

Ao lado de outras instituições brasileiras, o INPE realiza pesquisas na Antártica há mais de 20 anos. Na busca por mais investimentos, os cientistas do PROANTAR vão apresentar resultados de estudos hoje imprescindíveis para a conservação do planeta. Os parlamentares assistirão a palestras sobre os cenários de mudanças climáticas no Brasil e na Antártica, situação atual da camada de ozônio e da radiação UV, impactos do clima espacial na alta atmosfera, interação oceano-atmosfera, meteorologia, entre outros temas.

Programa Antártico do INPE

As pesquisas do INPE na Antártica enfocam a dinâmica da atmosfera, a camada de ozônio, meteorologia, aquecimento global, gases do efeito estufa, a radiação ultravioleta, a relação sol-atmosfera, o transporte de poluição, oceanografia e interação oceano-atmosfera. A maior parte dos projetos oferece resultados e dados de aplicação no estudo das Mudanças Globais.

O INPE, através de seu projeto de monitoramento meteorológico da região da Estação Antártica Comandante Ferraz, assegura a continuidade dos registros meteorológicos do PROANTAR na Antártica. O projeto vem sendo mantido desde 1984 e atualmente inclui uma estação na região norte da Península Antártica. Nesta iniciativa destacam-se a coleta regular de dados meteorológicos, de imagens de satélites, de cartas de análise de tempo, e o apoio a equipes em trabalho de campo.

Neste ano serão instaladas antenas receptoras de imagens de satélite no Centro Regional Sul do INPE, em Santa Maria. Essas antenas proverão dados dos satélites meteorológicos NOAA e do satélite Aqua, da missão EOS (Earth Observation System) da NASA, ampliando a área de cobertura das antenas do INPE. A disponibilização aberta e gratuita das imagens também será uma grande contribuição do INPE a todos os projetos do Ano Polar Internacional e do PROANTAR.

Durante o Ano Polar Internacional (2007/2009), o INPE está coordenando um projeto temático e multi-institucional em parceria com 10 países com o objetivo de estudar a influência da Atmosfera Antártica na América do Sul e especialmente no Brasil.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.