Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Site divulga dados da atividade do Sol e sua interferência no espaço e na Terra

por INPE
Publicado: Jun 27, 2008
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 27 de junho de 2008

Imagem Site divulga dados da atividade do Sol e sua interferência no espaço e na Terra

O Programa de Clima Espacial do INPE está lançando um site para monitorar a atividade solar, o meio interplanetário, o campo magnético terrestre e as condições ionosféricas. No endereço www.inpe.br/climaespacial será possível ver imagens da atividade solar atualizadas quase em tempo real. O internauta poderá observar a intensidade do campo magnético terrestre minuto a minuto, verificar como está a densidade da ionosfera sobre o Brasil e acompanhar o nível de cintilação do sinal do sistema de navegação GPS. 

“A área de Clima Espacial estuda os fenômenos solares que afetam o meio entre o Sol e a Terra, e o espaço em torno da Terra. Nestes ambientes espaciais podem ocorrer fenômenos capazes de causar interferências em sistemas de satélites de posicionamento, como o GPS, e sensoriamento remoto por radar, além da possibilidade de induzir correntes elétricas em transformadores de linhas de transmissão de energia e afetar a proteção de dutos para transporte de óleo e gás”, explica Hisao Takahashi, do Programa de Clima Espacial do INPE. 

Segundo o pesquisador, estes fenômenos são particularmente mais intensos no ambiente espacial brasileiro, devido à grande extensão territorial do país, distribuída ao norte e ao sul do equador geomagnético, à declinação geomagnética máxima e à presença da Anomalia Magnética do Atlântico Sul. “A ocorrência de bolhas de plasma na ionosfera (responsáveis por aumentar o erro do GPS) também é mais freqüente no Brasil que em outros locais”, exemplifica Takahashi. 

O Programa de Clima Espacial do INPE busca o melhor entendimento sobre os processos eletrodinâmicos da ionosfera equatorial e de baixas latitudes, através do monitoramento de parâmetros físicos como características do Sol, do espaço interplanetário, da magnetosfera, ionosfera e da mesosfera. “A idéia é visualizá-los em tempo real e desenvolver um modelo de previsão do Clima Espacial na região equatorial, particularmente com a previsão de ocorrência de tempestades geomagnéticas, bolhas de plasma e perturbações na ionosfera”, conclui o pesquisador do INPE. 

O programa pretende divulgar as informações sobre o Clima Espacial aos interessados como, por exemplo, empresas do setor de telecomunicações, energético, mineral e de tecnologias espaciais. 

As informações para estudo do Clima Espacial são obtidas por radiotelescópios, telescópios de múons, estações de recepção GPS, observatórios de ionosfera e estações de magnetômetro. Os dados são enviados em tempo real através da internet ou pelo satélite SCD. O INPE também utiliza dados dos satélites SOHO, ACE, CLUSTER, entre outros, através de cooperação institucional. No futuro, o programa também será contemplado com os dados do satélite Lattes, que possuirá experimentos relacionados aos estudos de clima espacial.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.