Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Estudo contribuirá para novo sistema de controle de tráfego aéreo

por INPE
Publicado: Jun 14, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 14 de junho de 2004

O estudo da geração de bolhas de plasma na ionosfera – um dos tópicos a serem investigados pelo EQUARS - poderá auxiliar na adaptação, para o Brasil, do novo sistema de controle de tráfego aéreo. Nos próximos dez anos, o controle passará a ser feito via satélite, podendo sofrer interferências causadas pelas bolhas ionosféricas.

As bolhas foram descobertas sobre o território brasileiro em 1976, pelo grupo de pesquisas ionosféricas do INPE. Trata-se de um fenômeno noturno, que ocorre entre os meses de outubro e março, restrito às regiões tropicais do globo terrestre e de atuação particularmente forte sobre a região brasileira.

Esse fenômeno provoca fortes interferências nas telecomunicações via satélite, causando degradações no sinal, a ponto de interromper o sistema de comunicação. As bolhas afetam também atividades espaciais cotidianas na região brasileira e interferem diretamente nas redes de sistema de localização GPS (Global Positioning System), em sistemas de navegação aérea e marítima, geodésia espacial, sensoriamento remoto, radares espaciais, operação de radares trans-horizonte, entre outros.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.