Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE de Cachoeira Paulista comemora 34°aniversário

por INPE
Publicado: Set 20, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 20 de setembro de 2004

A unidade do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em Cachoeira Paulista (SP) - órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia - comemora esta semana seu 34° aniversário. No dia 24 de setembro, servidores ativos e aposentados, prestadores de serviço, bolsistas, estagiários e autoridades convidadas reúnem-se para homenagear os servidores destaque e servidores que completam 10, 15, 20, 25 e 30 anos de serviço.
O dia 28 de setembro foi instituído como o aniversário do INPE de Cachoeira Paulista em alusão à data em que foi efetivada pela Fazenda do Estado de São Paulo a doação de uma área rural de cerca de 10,5 Km² à então Comissão Nacional de Atividades Espaciais, órgão precursor do Instituto.
Em 1992, foi criado o Centro Espacial de Cachoeira Paulista (CES) visando propiciar maior autonomia administrativa às atividades do INPE de Cachoeira Paulista.
Entre os principais setores que atuam no campus estão: o Centro Regional de Administração (CRA), a Divisão de Geração de Imagens (DGI), a Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DSA), o Laboratório Associado de Combustão e Propulsão (LCP) e o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), inaugurado em 1994.
No INPE de Cachoeira Paulista são realizadas atividades de geração e distribuição de imagens de satélites de sensoriamento remoto e de meteorologia, de previsão do tempo, de estudos climáticos, de monitoramento de focos de calor, de testes de propulsores de satélites, e de cursos de pós-graduação, entre outras.
Encontra-se em fase de conclusão um centro de dados de sensoriamento remoto visando disponibilizar gratuitamente, via Internet, imagens de satélite. O Arranjo Decimétrico Brasileiro - BDA, em fase de implantação, será constituído de 38 antenas de 4m e 5m de diâmetro, com finalidade de observação solar para previsão de clima espacial.
Atualmente, trabalham na unidade de Cachoeira Paulista 247 funcionários públicos e 530 colaboradores, entre funcionários de empresas terceirizadas, estagiários, bolsistas, pesquisadores, visitantes e outros.
Desde sua instalação, a área do INPE em Cachoeira Paulista contou com investimentos do governo federal da ordem de 150 milhões de dólares.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.