Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Usuários de dados sobre clima espacial podem se inscrever em workshop do INPE

por INPE
Publicado: Out 10, 2017
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 10 de outubro de 2017

Imagem Usuários de dados sobre clima espacial podem se inscrever em workshop do INPE


Estão abertas as inscrições para o Workshop Embrace com Usuários 2017, que será realizado em 8 de dezembro no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

Novos produtos desenvolvidos pelo Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace) do INPE serão apresentados durante o evento.

O Embrace oferece informação em tempo real sobre o clima espacial, realiza previsões sobre o sistema Sol-Terra e provê diagnósticos de seus efeitos sobre diferentes sistemas tecnológicos, como sistema de navegação e posicionamento por satélite (aeronaves, embarcações, plataformas petrolíferas, agricultura de precisão), sistemas de comunicação (satélites geoestacionários, aeronaves), sistemas de distribuição de energia (linha de transmissão, dutos de distribuição de gás natural e petróleo), sistemas de operações de satélite, de lançadores e de sistemas espaciais, além de sistemas de defesa nacional.

“Esperamos receber os mais variados usuários brasileiros destes sistemas para apresentar o Programa EMBRACE em seu estado atual e sua abrangência pretendida. Além disso, queremos ouvir a opinião e as necessidades tecnológicas dos usuários em sua área de atuação, advindas da presença de fenômenos que ocorrem no ambiente espacial. Elas podem ajudar a direcionar nossas atividades futuras e nosso plano de ação de longo prazo”, diz Lívia Ribeiro Alves, pesquisadora do INPE que preside a comissão organizadora do workshop.

Mais informações: http://www.inpe.br/workshop2017usuarios/  


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.