Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Instituto da China reconhece trabalho de pesquisador do INPE

por INPE
Publicado: Mai 22, 2019
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 22 de maio de 2019

O Centro Nacional de Ciência Espacial (NSSC, na sigla em inglês) da China concedeu o título de Professor Honorário a Walter Gonzalez, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante toda a sua carreira científica. O prêmio foi entregue no mês passado, em Pequim, durante cerimônia realizada pela Academia de Ciências da China (CAS).

Pesquisador do INPE desde a década de 1970, Gonzalez foi nomeado recentemente como assessor científico do Programa da Cooperação Brasil – China, na área de Ciências e Tecnologias Espaciais e no Laboratório Conjunto em Clima Espacial.

"Foi uma honra receber o título e entendo que esta premiação é destinada a todos que comigo colaboraram para o desenvolvimento das Ciências e Tecnologias Espaciais. Adicionalmente, é destinada também aos envolvidos na cooperação em Ciências Espaciais e Clima Espacial entre o Brasil e a China", declara o pesquisador do INPE.

Gonzalez recebeu em 2017 o Space Weather Prize, concedido pela American Geophysical Union (AGU). É um dos pioneiros no estudo de fenômenos como tempestades geomagnéticas, que acontecem quando partículas muito energéticas e campos magnéticos intensos emitidos pelo Sol atravessam o meio interplanetário e interagem com o campo geomagnético da Terra, podendo causar danos no espaço e na superfície terrestre. Dependendo da intensidade, o fenômeno pode causar graves prejuízos nas telecomunicações e na estabilidade de grandes sistemas, como usinas nucleares.


Pesquisador do INPE discursa no NSSC durante cerimônia em sua homenagem


Walter Gonzalez recebe a distinção de Dong Xiaolong, vice-diretor do NSSC


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.