Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

por INPE
Publicado: Out 23, 2019
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 23 de outubro de 2019

Imagem INPE participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

A 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi aberta nesta segunda-feira (21), pelo ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. O evento é o maior de divulgação científica do país.

O tema escolhido para a edição da SNCT desse ano é "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável". Além da exposição em Brasília, o evento conta com milhares de atividades realizadas em todo o país, com o objetivo de popularizar a ciência e motivar crianças e jovens para as práticas científicas.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), como órgão ligado ao MCTIC, integra a exposição "Avenida da Ciência – Mundo MCTIC", em Brasília, mas conta também com uma programação para os alunos das redes pública e privada de ensino. Durante a semana (21 a 25/10) estão sendo realizadas diversas atividades agendadas pelas escolas, como: oficinas de cubesats, de clima espacial, Gaia em jogo, palestras sobre Observação da Terra por Satélites, Formas de Aproveitamento do Recurso Solar, entre muitas outras.

No sábado (26), será realizado "Um Passeio pelo INPE", em sua unidade principal, em São José dos Campos. Haverá uma série de atividades, como lançamento de foguetes, exposição de maquetes de satélites e seus subsistemas, oficinas de cubesats, além de visitas a laboratórios, como o LIT (Laboratório de Integração e Testes), Embrace (de clima espacial), entre outros que serão abertos pela primeira vez ao público.

O evento acontecerá entre as 9 e 13 horas, no ginásio e no campo de futebol da ADC do INPE, e é aberto somente aos que se inscreveram previamente por email.

Confira a lista completa de atividades aqui.

Mais informações: http://www.inpe.br/snct2019/


O ministro Marcos Pontes, do MCTIC, visita o estande do INPE na exposição da SNCT, em Brasília.


INPE leva palestras e jogos às escolas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.


INPE leva palestras e jogos às escolas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.


INPE leva palestras e jogos às escolas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.


INPE leva palestras e jogos às escolas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.