Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Missão do satélite EQUARS é avaliada por especialistas do INPE e AEB

por INPE
Publicado: Out 25, 2019
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 25 de outubro de 2019

Imagem Missão do satélite EQUARS é avaliada por especialistas do INPE e AEB

Especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Agência Espacial Brasileira (AEB) reuniram-se entre os dias 23 e 24 de outubro para a Revisão de Requisitos Preliminares da Missão EQUARS (Equatorial Atmosphere Research Satellite). O EQUARS é um satélite cientifico projetado para obter dados sobre a atmosfera da região equatorial que ajudarão a investigar fenômenos físicos que perturbam o comportamento do plasma ionosférico.

A missão permitirá avanços científicos sobre os processos de acoplamento entre a baixa e a alta atmosfera equatorial que atuam na formação de bolhas ionosféricas, fenômeno que pode interferir em diversas atividades tecnológicas, principalmente nas áreas de telecomunicações e de navegação por satélite.

A missão permitirá avanços científicos sobre os processos de acoplamento entre a baixa e a alta atmosfera equatorial que atuam na formação de bolhas ionosféricas, fenômeno que pode interferir em diversas atividades tecnológicas, principalmente nas áreas de telecomunicações e de navegação por satélite.

A atmosfera equatorial produz um efeito significativo sobre o balanço energético do planeta. A expectativa é de que os dados do EQUARS sejam utilizados no Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace), do INPE.

O EQUARS deverá ser um satélite de 200 quilos, com órbita circular, a 635 quilômetros de altitude e inclinação de 18 graus em relação ao Equador. A equipe de trabalho do EQUARS, gerenciada por Leandro Toss Hoffmann, da Coordenação de Engenharia e Tecnologia Espaciais do INPE, definiu cinco instrumentos científicos para a missão: GLOW, GROM, IONEX, ELISA e APEX (confira a descrição desses instrumentos logo abaixo).

Os objetivos específicos da Missão EQUARS estão definidos da seguinte forma:

  1. Estabelecer as condições eletrodinâmicas da ionosfera responsáveis pela variabilidade da ocorrência e amplitude das bolhas de plasma equatoriais.
  2. Determinar os processos eletrodinâmicos responsáveis pela formação e evolução das bolhas de plasma equatoriais.
  3. Identificar o espectro das ondas atmosféricas que desempenha um papel relevante em processos eletrodinâmicos da alta atmosfera.
  4. Investigar a influência da precipitação de partículas energéticas na região da Anomalia Magnética do Atlântico Sul (SAMA) nos processos de ionização das camadas ionosféricas E e F.

Além desses objetivos científicos, o desenvolvimento da Missão EQUARS irá contribuir com a qualificação de uma plataforma orbital entre 100 a 200 quilos.

A Revisão de Requisitos Preliminares da Missão EQUARS marca o final da Fase A que verifica a viabilidade técnica e programática do projeto. Se aprovada, a próxima etapa será dedicada à definição das tecnologias a serem utilizadas no desenvolvimento do satélite.

A banca de avaliação do EQUARS foi presidida pelo coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Diretoria de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Rodrigo Leonardi. Também integraram a banca Marco Chamon, Adenilson Silva e Sebastião Varotto, do INPE, Fernanda e Lima Alexandre Oliveira, da AEB, Paulo Fagundes, da UNIVAP, e Massimo Tinto, do JPL (NASA).

Participantes da Revisão de Requisitos Preliminares da Missão EQUARS Participantes da Revisão de Requisitos Preliminares da Missão EQUARS


GLOW

Fotômetro para registro de emissões de aeroluminescência (airglow) de constituintes fotoquímicos presentes na alta atmosfera terrestre. Possui quatro canais de fotodetecção para medir o fluxo de radiação em regiões espectrais distintas. A avaliação deste fluxo serve a estudos de propagação de modos de ondas atmosféricas e da morfologia e dinâmica das bolhas de plasma.

Imagem GLOW

GROM

Receptor sofisticado de sinais GPS, o GROM emprega a técnica de Rádio Ocultação (RO) para estudos meteorológicos, atmosféricos e de clima espacial. Sua base de dados serve ao entendimento dos processos físicos de acoplamento entre a baixa e a alta atmosfera. Os dados possuem um vasto potencial de aplicação, que vai desde o monitoramento da resposta ionosférica aos eventos de tempestade magnética solar, até a utilização como insumos ao aperfeiçoamento de modelos prognósticos de mudanças climáticas globais.

Imagem GROM

IONEX

Consiste em um conjunto de sensores ionosféricos: HFC (sonda capacitiva de alta frequência), LP (sonda de Langmuir) e ETP (sonda de temperatura dos elétrons). Quando os dados destes sensores são combinados, permite-se a investigação da estrutura e eletrodinâmica associada ao plasma ionosférico e das instabilidades magneto-hidrodinâmicas, que originam as bolhas de plasma ionosféricas.

Imagem IONEX

ELISA

O instrumento ELISA (Electrostatic Energy Analyzer) foi concebido para medir o fluxo e o espectro de energias dos elétrons na faixa de 1 a 30 keV. Os dados resultantes permitem investigar a precipitação de elétrons na Anomalia Magnética do Atlântico Sul (SAMA), seus efeitos na alta atmosfera e, ainda, o processo de interação feixe-plasma na ionosfera equatorial e a distribuição espectral das energias dos elétrons presentes no ambiente espacial.

Imagem ELISA

APEX

O APEX (monitor of Alpha, Proton and ElectronfluXes) é um detector de partículas energéticas para estudos de geofísica espacial. Com o monitoramento contínuo do fluxo de partículas, irá gerar uma base de dados para a modelagem do ambiente na magnetosfera interna. O instrumento é especialmente adaptado para monitorar os eventos de elétrons relativísticos frequentemente esperados durante os períodos de atividade solar mínima.

Imagem APEX


SAMA
O estudo da Anomalia Magnética do Atlântico Sul (SAMA) é um dos objetivos da missão EQUARS


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.