Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Joaquim Costa eleito como um dos Vice-Presidentes do Painel Internacional sobre o Clima Espacial (PSW) do COSPAR

por INPE
Publicado: Dez 17, 2020
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 17 de dezembro de 2020

Imagem Joaquim Costa eleito como um dos Vice-Presidentes do Painel Internacional sobre o Clima Espacial (PSW) do COSPAR

Em junho de 2020 o INPE teve a indicação de um de seus pesquisadores, Joaquim Costa, para compor o novo Painel Internacional sobre o Clima Espacial (PSW) do COSPAR (Comitê de Pesquisas Espaciais, organização fundada em 1958) para o pleito de 2020-2028. Nessa data os membros nomeados do Painel sobre Clima Espacial foram aprovados pelo COSPAR Bureau.

O painel compõe se por pesquisadores indicados por membros do COSPAR, organizações e instituições internacionais. A indicação de um pesquisador do INPE já demonstra o reconhecimento da Instituição no cenário internacional. A composição do painel conta com um presidente e quatro vice-presidentes. Nesse ano terminaram os pleitos de dois vice presidentes. Na eleição ocorrida semana passada, para substituir essas posições, Joaquim Costa do INPE foi eleito juntamente com Nat Gopalswamy da NASA, para o período 2020-2024.

"O objetivo do Painel do Clima Espacial é fornecer à sociedade, por meio do COSPAR, conhecimento especializado sobre a variabilidade do ambiente espacial, estimular e possibilitar o desenvolvimento de técnicas preditivas capazes de prever quaisquer mudanças resultantes, potencialmente prejudiciais, da energia solar, ambientes heliosféricos, magnetosféricos, ionosféricos e atmosféricos, na Terra e em outros planetas." (Estatuto do PSW do COSPAR).

Outras informações sobre o COSPAR: https://cosparhq.cnes.fr/about/


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.