Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Egresso de Doutorado do INPE/MCTI recebe prêmio por sua tese pela SBMAC

por INPE
Publicado: Jun 22, 2021
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 22 de junho de 2021

No dia 19 de junho, deste ano, a Sociedade/ Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) anunciou os trabalhos agraciados pelos prêmios "Odelar Leite Pinhares", para Pós-graduação nas modalidades mestrado e doutorado, e "Beatriz Neves", para iniciação científica, referentes ao ano de 2020 (https://www.sbmac.org.br/2021/06/premios-sbmac-2021/).

Dentre os laureados, o Dr. Müller Moreira Souza Lopes, aluno egresso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (CAP) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) -- orientado pela Dra. Margarete Oliveira Domingues, da Coordenação de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico (COPDT) na Coordenação Geral de Infraestrutura e Pesquisas Aplicadas (CGIP) e pelo Dr. Odim Mendes Júnior, da Divisão de Heliosfera, Ciências Planetárias e Aeronomia (DIHPA) na Coordenação Geral de Engenharia, Tecnologia e Ciências Espaciais (CGCE) --, destacou-se com o primeiro lugar no prêmio "Odelar Leite Pinhares" na categoria Doutorado com sua tese "Numerical methods applied to space magnetohydrodynamics for high performance computing".

Com este trabalho multidisciplinar, participando de áreas significativas de cumprimento da missão do INPE/MCTI, Dr. Müller Moreira Lopes colaborou no desenvolvimento de um código para a resolução numérica das equações magneto-hidrodinâmicas utilizando técnicas de refinamento adaptativo wavelet de malha e processamento de alto desempenho. Além disso, desenvolveu novas metodologias numéricas. Em especial, uma técnica de evolução temporal adaptativa wavelet em que cada célula é evoluída de forma independente com um passo condicionado ao seu refinamento e à condição CFL e, também, outra técnica que visa preservar a divergência nula do campo magnético em simulações magneto-hidrodinâmicas, condição violada devido a erros numéricos. O código desenvolvido foi então aplicado em um modelo protótipo da interação eletrodinâmica do plasma do vento solar com a magnetosfera terrestre.

Os laureados apresentam os seus respectivos trabalhos em sessão técnica específica realizada durante o Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC), nesta oportunidade em 14 de setembro.

Criada em 1978, a SBMAC promove o desenvolvimento e a disseminação em suas áreas de atenção, valorizando os profissionais, pesquisas e as atividades de capacitação de recursos humanos. Ao mesmo tempo que evidencia toda uma área de atuação, a SBMAC busca colaborar para o melhor desenvolvimento do país e significativa contribuição em contexto internacional.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.